quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Uma Pizza ou a Sabedoria?

Quanto vale a Sabedoria?

Muito se fala dos custos dos retiros e ensinamentos. Praticantes ou não reclamam dizendo que o acesso a estes grupos são elitistas. Existe um julgamento arraigado de que o que é cobrado não está de acordo com o que é espiritual. 
Não conheço nenhuma instituição que sobreviva sem a doação, qualquer que seja,  ela tem um respaldo muitas vezes anônimo de muitos: empresas, cidadãos e empresários etc.
Devemos em primeiro lugar, por exemplo, agradecer a milhares de praticantes que patrocinaram e patrocinam a vinda do Budismo para o Ocidente a tantos anos, tudo tem um custo. Nossos professores sobrevivem de doações espontâneas de seus alunos, afinal, dedicaram suas vidas a estudar o Darma. Já participei de retiros patrocinada por amigos de sanga e pelos próprios professores as vezes em troca de trabalho e acredito sinceramente que o acesso que tenho aos ensinamentos dependem da minha dedicação e esforço. Se posso ir a um retiro que maravilha, se não for possível naquele momento, também é maravilhoso, pois posso praticar pequenos retiros em casa conectada com meus mestres. Tenho o privilégio de ter um professor que mesmo estando longe acompanha minha prática e isto já me vale imensamente. Escolhi uma escola pois acho importante manter a linhagem do ensinamento oral , que afinal de contas, foi o que manteve o Budismo vivo ha tantos séculos, mas nada impede que eu receba ensinamentos de outros mestres em outras linhagens. A vida nos dá os sinais, com o desenvolvimento da clareza podemos perceber a hora e o local certo para a coisa certa pois tudo é perfeito da maneira que é. Portanto , precisamos priorizar o que é importante, se acharmos que gastar num fim de semana ou numa viagem o que gastaríamos num retiro ser mais valioso naquele momento para nós, tudo certo. Mas como praticantes é um claro sinal de que ainda não integramos a importância e a urgência que a sabedoria representa em nossa vida. Esta atitude também faz parte do consumo responsável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a casa é sua...

Felicidade

O objetivo da vida é a felicidade. Se somos espiritualizados ou não, o próprio movimento da vida é a sua busca. A medida que começ...