terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Você está pronto para ser um Bodisatva?



Bodisatva - o desejo de aliviar o sofrimento de todos os seres sem distinção - faz parte do significado do termo em sânscrito, bodhi se refere à mente de sabedoria completamente altruísta, sattva pode ser traduzido como 'herói'.
Como objetivo para nos tornarmos Bodisatvas está reduzir completamente nosso egocentrismo. Já pensaram que trabalho enorme para nós simples mortais? Mas precisamos acreditar que seja possível, temos exemplos deles, para mim  grandes exemplos são Gandhi e Madre Tereza, claro que devem haver muitos deles anônimos vivendo por ai, afinal de contas com quem se pode contar neste mundo de tanta perversidade.
Não devemos desanimar quando ouvimos a descrição do que é um Bodisatva, na verdade ele representa o ápice da compaixão, aquele que dá a vida por outro ser, sua mente é heroica, vasta e ilimitadamente benéfica.
Como sempre lembrando que vamos caminhando ultrapassando passo a passo nossos apegos, mas  podemos nos inspirar na representação deste amor ilimitado, se a cada dia tentarmos ajudar em algum momento sem esperarmos por retorno já estamos trilhando o caminho do Bodisatva.
No Budismo a principio trabalhamos mais centrados em nós mesmos, nos comprometemos a treinar as 6 Paramitas ou perfeições

1. Doação, generosidade, oferta
2. Treinamento da atenção plena
3. Tolerância, capacidade de acolher, suportar e transformar 
4. O esforço, energia perseverança
5. A meditação
6. A sabedoria, compreensão, insight

Esta é nossa tarefa diária, dá para perceber que não precisa ser budista, esta é a prática para nos tornarmos seres humanos melhores, para que nos tornemos fortes, e para nos aceitarmos como somos. A ideia não é brigar ou eliminar nossas emoções, elas vão estar sempre presentes assim como o fluxo de todos os nossos pensamentos. Precisamos criar espaço para que cada emoção  seja observada e trabalhada e para que  nossas qualidades se desenvolvam naturalmente, e aos poucos vamos lapidando, polindo.
No treinamento do Bodhisattva começamos no nível em que estamos, com o desejo de sentir cada vez mais amor e compaixão por aqueles que estão mais próximos, então vem a prática para que esse desejo se expanda até que os limites e obstáculos se dissolvam, então mãos a obra, é muito fácil ser melhor, basta querer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a casa é sua...

Felicidade

O objetivo da vida é a felicidade. Se somos espiritualizados ou não, o próprio movimento da vida é a sua busca. A medida que começ...