quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cultura e Aprendizado




A cultura foi construída no decorrer da história a cada aprendizado adquirido e passado a frente pelas gerações. Sinto a cultura como algo sempre vivo e dinâmico. O homem é constituído pela cultura e a constitui, é uma relação simbiótica de valores, códigos, de comportamento e técnicas que mediam as relações dos homens e destes com a natureza.

Como se desenvolverá a cultura no futuro?


Com a massificação das sociedades, as particularidades de conhecimento do mundo a nossa volta estão desaparecendo. Com uma cultura prioritariamente baseada no consumo, na beleza e no status social, estão sendo perdidas as bases da construção do conhecimento. Só aprendemos com a adversidade, com a resistência, a dedicação é fundamental para que este processo também seja prazeroso, mas na sociedade do faz de conta tudo é instantâneo, como disse Balman é uma sociedade de valores líquidos, voláteis.

E o ensino como fica?


O ensino passa por um momento de quebra de paradigmas. A escola para todos foi instituída sem que o aparato educacional estivesse preparado para assumi-la. Em uma sala de aula de estudo fundamental , um professor terá que administrar as diferenças cognitivas dos alunos lidando com grandes disparidades de competência de aprendizado. A escola hoje absorve diversas demandas além do seu foco principal que é a educação. 

Então, como fica a cultura?


Como podemos ver, a cultura enquanto formadora do ser, da sociedade, passa por um momento delicado. Está carente de ser modificada e adaptada aos novos tempos, porque me parece que a contrapartida, ou seja, a pessoa humana está a procura de uma individualidade falsa, apoiada em subjetividade e não no conhecimento concreto adquirido através das relações familiares, do trabalho, da arte e da religiosidade. Hoje o homem tem mais liberdade do que nunca, mas é prisioneiro do previsível, das coisas fáceis , e de um mundo vazio de valores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a casa é sua...

Felicidade

O objetivo da vida é a felicidade. Se somos espiritualizados ou não, o próprio movimento da vida é a sua busca. A medida que começ...